Authors:
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE
Year Published:
2011
Resource Type:
Tools & Manuals
Language:
Portuguese

Manual de tratamento e reabilitação nutricional volume I: 0 aos 14 anos

Este Manual indica os passos e procedimentos para o tratamento dos doentes classificados com desnutrição aguda (moderada ou grave) num Hospital, num Centro de Saúde, ou qualquer outra Unidade que ofereça estes cuidados. O Manual também apresenta alguns pontos-chave para o envolvimento das comunidades, de modo a que possam ajudar na identificação e seguimento destes doentes. A informação contida neste Manual é baseada nas evidências científicas mais recentes, as quais se apresentam de forma resumida e clara.

O Volume 1 apresenta protocolos de tratamento da desnutrição aguda moderada e grave para crianças menores de 6 meses, crianças dos 6 aos 59 meses e crianças e adolescentes dos 5 aos 14 anos de idade.

Manual de tratamento e reabilitação nutricional volume II: adolescentes e adultos ≥ 15 anos

Neste Volume, se abordam os passos e procedimentos para o tratamento de pacientes com idade igual ou superior a 15 anos, incluindo mulheres grávidas e lactantes diagnosticados com desnutrição aguda (moderada ou grave), num Hospital, num Centro de Saúde, numa Unidade de Reabilitação Nutricional (URN) (ex. centros de emergência), ou em qualquer outra Unidade que ofereça cuidados de saúde. O Manual apresenta também alguns pontos-chave para o envolvimento das comunidades, de modo a que possam ajudar na identificação e seguimento destes pacientes.