Authors:
CORE Group
Year Published:
2003
Resource Type:
Tools & Manuals
Language:
Portuguese
Available In Languages:

Este guia de recursos destina-se a gestores de programa interessados em mobilizar comunidades para a reabilitação sustentável de crianças subnutridas.

O Desvio Positivo tem como base a premissa de que algumas soluções para os problemas da comunidade já existem e só precisam de ser descobertas. Porque os comportamentos se alteram muito lentamente, a maioria dos profissionais de saúde pública concorda que as soluções descobertas no seio da comunidade são mais sustentáveis do que as que provêm do exterior. O processo de DP/Atelier Doméstico integra a sabedoria local a fim de tratar e prevenir a subnutrição com êxito, difundindo essa mesma sabedoria por toda a comunidade.

O Capítulo 1 ajudá-lo-á a decidir se o Desvio Positivo/Atelier Doméstico é a abordagem certa para a sua comunidade. Os capítulos seguintes contêm exercícios, sugestões e lições úteis de organizações não governamentais que implementaram o DP/Atelier Doméstico em todo o mundo. Informações e materiais práticos guiá-lo-ão através de uma série de passos que se destinam à implementação de um programa eficaz de Desvio Positivo (DP)/Atelier Doméstico. Aconselhamolo a ler atentamente o guia completo antes de iniciar a implementação, uma vez que só a plena compreensão desse processo irá simplificar o planeamento do programa.